sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Esteio ganha polo de apoio da Rede Técnica Aberta do Brasil


Através do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Esteio fechou parceria com o Ministério da Educação para ter um polo de apoio presencial da Rede Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec). A iniciativa, batizada de E-Tec Esteio, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores e está definida na Lei Municipal Nº 8.631, de 7 de fevereiro, de 2024.

Entre os objetivos do Polo, que funcionará junto a sede da UAB esteiense (Rua Alegrete, 455 – Parque Amador), estão ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, ofertar educação profissional e tecnológica e ofertar formação inicial, a formação continuada e a capacitação em língua estrangeira. 

Os cursos, gratuitos, serão realizados na modalidade a distância (EaD) através de parceria com instituições de nível superior. “A implementação do E-Tec Esteio não apenas ampliará o acesso à educação de qualidade, como também fomentará o desenvolvimento socioeconômico local, capacitando nossos estudantes e profissionais para os desafios do mundo contemporâneo”, destaca o coordenador dos polos UAB e E-Tec Esteio, Claudio Luciano Dusik.

Inscrições abertas

E já estão abertas as inscrições para as primeiras formações do E-Tec Esteio, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

As qualificações são voltadas para a área de hotelaria e hospedagem, com cursos de Agente de Recepção e Reservas (160 horas-aula) e de Mensageiro (160 horas-auias). Também há vagas para os cursos de Garçom (200 horas-auias), Copeiro (160 horas-auias), Espanhol Básico (160 horas-auias e Espanhol Intermediário (horas-auias).  Cada candidato poderá se inscrever em, no máximo, três cursos.

As inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico até o dia 25 de fevereiro. No mesmo endereço, pode ser acessado o edital completo com os requisitos para cada formação.

A divulgação da homologação das inscrições será anunciada no 12 de março. A previsão para o início das aulas é no dia 18 de março.

A Rede

A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País. 

Constitui uma das iniciativas estratégicas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), incorporada ao Pronatec, para potencializar a interiorização e a democratização da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Inscrições para cursos do E-Tec Esteio

Formações oferecidas: 

Inscrições: Até 25 de fevereiro através de formulário eletrônico

Quanto: Gratuito

Outras datas:

12 de março: divulgação da homologação das inscrições

18 de março: início das aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário